terça-feira, 19 de março de 2013

bolo de maça


Cá em casa gostamos muito de doces que tenham maça. O P. adora tarte de maça!!

A receita não é de tarte, mas de bolo de maça.



Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas (pequenas) de açúcar
1 chávena de óleo
1 maça para triturar
2 chávenas de farinha

2 maças e mel para decorar

É muito simples e fica com um óptimo aspecto.
Triturei uma maça. As outras duas descasquei e parti em meias luas.
Bati as claras em castelo.
Bati as gemas com a açúcar. Juntei o óleo e a maça triturada.
Envolvi a farinha.
Por fim, adicionei as claras em castelo.

Deitei o preparado do bolo numa forma, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Por cima da massa, dispus os pedaços de maça e levei ao forno, com uma folha de papel vegetal a cobrir a maça do bolo.

180 graus, duas resistências, durante cerca de 35 minutos.

Tirei o bolo, desenformei primeiro para um pano e depois para o prato, para ficar a maça por cima.
Depois de ter o bolo no prato, pincelei a maça com mel quente.
(Inicialmente pensei em pincelar com caramelo, mas não tinha caramelo feito.)

Ficou muito bom!







11 comentários:

  1. Ola Ana Luisa

    Vim conhecer o teu cantinho e olha só que delicias que encontrei por aqui... Ja fui puxando o banquinho e ficando por ca pois tenciono voltar mais e mais vezes...

    Este de maça esta uma tentaçao!!!

    Beijocas

    Margarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!!

      Muito obrigada pela visita e pelas palavras :)

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Que bolo de maçã lindo!! Parece uma tarte! Vou roubar a receita porque vai ser um sucesso em minha casa :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cuca!

      Parece mesmo uma tarte! E fica óptima!!
      Experimente e depois diga o que achou :)

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Ana Luísa, fiquei quase sem respiração, pelo aspecto e pela hora, pois já estou com fome!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filomena!

      Obrigada =)
      Tem de experimentar a receita.

      Um beijinho

      Eliminar
  4. Que delicia de bolo Meu Deus!

    Quero uma fatia :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, tens de experimentar =)
      Fica muito bom! E podes sempre cortar no açúcar ;p

      Espero que estejam melhor, aí por casa!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu tb me junto a esse grupo!! Onde houver maçã eu estou!!
    E que lindo aspeto tem este bolo!!
    Terá sobrado uma fatia para mim??
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar